quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

 

A cor da compra online

Que os famosos botões call-to-action contribuem para o aumento da taxa de conversão de uma loja virtual não é novidade.
(Call-to-action são ações que incitam a ação)


Mas qual cor deve chama mais atenção do consumidor?


Há algum tempo, as pessoas tem afirmado que a cor que mais converte views em cliques é o verde, porém à ideia de analisar um elemento da página de forma individual sem que fosse observado o todo, se torna algo que "destrói" o layout de uma loja online.


Um dos princípios da Gestalt diz que o todo é maior que a soma de duas partes, ou seja, o botão por si só não deve ser analisado de forma individual e sim como um conjunto do layout.

Sendo assim, para criar um botão trabalhe em conjunto com os demais elementos do layout da página para gerar mais cliques.


Pensando no conceito do poder do botão verde a Hubspot testou a eficácia desta cor, elaborando um teste A/B em uma situação real.
(O teste A/B consiste em apresentar o mesmo site de forma diferente para analisar qual o seu publico aceita com mais facilidade.)

As cores escolhidas para o teste foram o verde e o vermelho por serem cores opostas. O verde carrega consigo a conotação de "Siga" enquanto o vermelho simboliza o "Pare".

Note nas imagens abaixo que a unica diferença nas duas páginas é a cor do botão.

Caso você acredite que que o verde obteve um resultado melhor, enganou-se pois o botão vermelho recebeu 21% a mais de cliques que o verde.

Apesar do peso negativo da cor, ela fez com que o número de usuários aumentasse em quase ¼, pois a quantidade de verde que há nos demais elementos do site fez com que o botão verde ficasse camuflado, enquanto o vermelho se destacava.

Isso significa que a cor ideal para o botão call-to-action é aquela que imediatamente é percebida na página de forma que o usuário saiba onde precisa clicar sem ter que procurar ou mesmo pensar.




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