terça-feira, 20 de julho de 2010

 

Sua empresa vai reciclar

Depois de mais de 19 anos de discussão no Congresso, é bem provável que seja aprovada nos próximos meses a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece as novas regras para a reciclagem no país. A lei prevê o envolvimento de toda a cadeia de consumo no destino dos resíduos — das empresas aos seus clientes. Para se adequar à nova regulamentação, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes vão ter de achar saídas para colocar no mercado artigos recicláveis e que gerem a menor quantidade possível de resíduos, além de formar parcerias para recolher o material descartado.

Algumas ações já em curso sugerem alternativas para os pequenos e médios empresários que precisam adaptar seus negócios às demandas do futuro próximo. Um exemplo é o programa Ciclo Sustentável, da Philips. Lançado neste ano, o projeto envolve a rede de assistências técnicas da empresa no recolhimento de produtos eletroeletrônicos dispensados pelo consumidor. “Em dois meses, recebemos oito toneladas de produtos”, comemora Marcus Bicudo, presidente da empresa. O destino dos resíduos é a Oxil, empresa de Paulínia (SP) especializada em reaproveitamento de produtos e equipamentos. Procurar parceiros para a reciclagem é fundamental, acredita Fernando Santana, responsável pela comunicação da FNAC Brasil, que há oito anos mantém um programa de recolhimento de pilhas. “Uma boa opção são as ONGs especializadas no reaproveitamento de materiais, de papel a eletroeletrônicos. Empresas de menor porte podem se associar a vizinhos, por exemplo, para gerar volume e atrair um parceiro único. Também é importante definir pontos de coleta, processos de manuseio e logística, além de promover a conscientização do consumidor”, diz Santana.

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